ENSAIO: SONDAGEM A PERCUSSÃO (SPT)
A Sondagem à Percussão consiste em uma perfuração de pequeno diâmetro (3''), avançando pela utilização de trados, circulação de água ou pela cravação do amostrador padrão.
Seus objetivos são a coleta de amostras de solos, a verificação das diferentes camadas de solo, do nível do lençol freático e a determinação do índice de resistência a penetração (NSPT).
A execução dos serviços de sondagens a Percussão segue a normas NBR 6484 - Sondagens de simples reconhecimento com SPT - Método de Ensaios;
ENSAIO: PERMEABILIDADE EM SOLOS
O Ensaio de Permeabilidade ou Condutividade Hidráulica em Solos permite medir a velocidade de escoamento da água ao longo do perfil do subsolo.
Este parâmetro é representado numericamente pelo coeficiente de permeabilidade ou coeficiente de condutividade hidráulica.
Pode ser obtido, em furos de sondagem, a partir da determinação da vazão média absorvida pelo solo submetido a uma carga constante de água ou através da medida, ao longo do tempo, do rebaixamento do nível de água no furo de sondagem (carga de água variável).
O procedimento para a execução deste ensaio é apresentado no seguinte Boletim Técnico:
“Ensaio de Permeabilidade em solos – Orientações para sua execução em Campo”, Boletim nº 4 de junho de 1996 da ABGE.
ENSAIO: SONDAGEM ROTATIVA
A sondagem rotativa é um tipo de sondagem realizada em rochas para verificação de sua resistência para apoio de fundações ou para escavação de subsolos.
Para a execução deste tipo de sondagem são utilizadas sondas rotativas com cabeçotes de alta rotação, coroas de grande resistência para perfurar rochas e bombas d´água para resfriar as ferramentas de perfuração e trazer o material perfurado até a superfície.
Com esta sondagem, é possível obter amostras (testemunhos) continuas de rocha, permitindo determinar o tipo de rocha e sua resistência para as aplicações acima.
FUNDAÇÕES: ESTACAS TIPO STRAUSS
As estacas tipo Strauss são um tipo de fundação moldadas no local após perfuração do solo. Estas estacas foram desenvolvidas com o objetivo de substituir as estacas pré-moldadas que produzem forte vibração e ruído ao serem cravadas no solo.
O equipamento para execução deste tipo de fundação é conhecido como bate-estaca Strauss, constituído por guincho, um tripé com roldana fixada no topo, tubos guia (revestimentos), pilão e sonda.
O guincho permite a queda vertical do martelo ou sonda, que escavam ou compactam o solo. A medida que a perfuração avança, as paredes do furo são revestidas (protegidas) por tubos de aço que impedem o desbarrancamento do furo.
Após atingida a camada resistente, a concretagem da estaca é realizada a partir da boca do furo, apiloando-se o concreto para a garantia de preenchimento de todo o fuste da estaca e portanto melhorando a resistência da estaca.
ENSAIO: PROVA DE CARGA ESTÁTICA
A Prova de carga estática é o principal ensaio de avaliação do comportamento de estacas em termos de resistência e deformabilidade.
A análise do resultado dessa prova de carga permite um melhor conhecimento do comportamento estaca e maciço de solo / rocha de entorno.
Na prova de carga estática, o elemento da fundação é solicitado por um ou mais macacos hidráulicos, empregando-se um sistema de reação estável.
Segundo a NBR 6122/10, em obras com mais de 100 estacas é obrigatória a execução de provas de carga em ao menos 1% das estacas da obra.
A execução de Provas de Carga Estática segue a seguinte norma: NBR 12.131/06 - Provas de carga estática - método de ensaio